Atualmente, a dengue é a mais importante doença transmitida por vetores nas Américas. É uma ameaça à saúde de milhões de pessoas que vivem em áreas urbanas, onde vive o seu vetor biológico, que é o mosquito Aedes aegypti. Assim, não é possível transmitir dengue por contato físico, secreções, alimentos ou qualquer outra forma além da picada do mosquito Aedes aegypti.
A complexa relação entre as variáveis climáticas, abundância do mosquito, densidade de hospedeiros humanos e sorotipos virais definem a heterogeneidade da transmissão da doença.
O vetor Aedes aegypti se reproduz quando as fêmeas colocam ovos na parede de recipientes artificiais e reservatórios pequenos e as larvas eclodem em contato com a água. Quando a fêmea do mosquito está infectada, seus ovos podem conter larvas que já carregam o vírus da dengue e, assim, gerar mosquitos capazes de continuar a transmissão da doença para a população.
Já foram identificados quatro sorotipos distintos do vírus: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. Inicialmente, todos produzem infecção semelhante. As formas mais graves da doença geralmente se manifestam quando há em uma mesma região diversos tipos de sorotipos circulantes nos vetores infectando as mesmas pessoas.
O combate ao mosquito pode ser realizado de duas maneiras: eliminando os mosquitos adultos e, principalmente, acabando com os criadouros de larvas. Para isso é importante que recipientes que possam encher-se de água sejam descartados ou fiquem protegidos com tampas.Para evitar este contínuo avanço da dengue a melhor estratégia de prevenção é evitar o mosquito vetor Aedes aegypti. Deve-se eliminar os criadouros onde as fêmeas do mosquito colocam ovos para reprodução como vasos de plantas, pneus, garrafas destampadas e outros recipientes que podem acumular água parada. E mesmo depois disso feito, a atenção deve se concentrar em caixas d’água destampadas, calhas entupidas, ralos em fundo de quintal e até na água das bacias sanitárias das casas , que ficam assim várias semanas disponíveis aos mosquitos.
A dedetização de mosquito da dengue é feito por profissionais do ramo com o devido conhecimento técnico dos ciclos biológicos. São utilizados somente produtos específicos, proporcionando maior segurança e eficiência em cada dedetização, aliada a constante preocupação em preservar o meio ambiente.